Aproveite o verão sem sofrer com os excessos da estação
Atualizado em 04/01/2012
Reportagem: Maria Clara Póvia - Edição: MdeMulher
Conteúdo do site Elle

No caso de sprays, é preciso passar duas borrifadas a cada medida de um palmo
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
A medida certa
De nada adianta usar o filtro se não aplicá-lo corretamente. Segundo o FDA, órgão que regula medicamentos e alimentos nos EUA, a quantidade certa é de 2 mg/cm2 (uma colher de chá para o rosto e três de sopa para o corpo). No caso de sprays, duas borrifadas a cada medida de um palmo. "Se usar menos, a capacidade do filtro diminui. Em média, as pessoas aplicam 0,7mg/ cm2. E, assim, um FPS 30 reduz sua proteção para 4", avisa o dermatologista Adilson Costa.
Pílulas a seu favor
As cápsulas preparam a pele se consumidas, pelo menos, 15 dias antes da exposição ao sol. "Elas complementam a fotoproteção e contêm antioxidantes que combatem os radicais livres", diz a também especialista Carmem Durazzo. Também são indicadas para quem é suscetível a manchas. "Algumas fórmulas têm lactobacilos capazes de diminuir a inflamação causada pelo sol, deixando a pele menos vulnerável à ação negativa do calor. Isso evita que o melasma piore e reduz as crises de herpes", explica o dermatologista André Braz.
Os novos filtros
Os protagonistas do verão vêm com texturas mais leves. "Há opções em sérum, musse, loções fluidas e emulsões que não deixam a pele oleosa", conta Carmen Durazzo. E, além do sensorial mais agradável, os filtros ganharam ativos matificantes, anti-inflamatórios e antioxidantes. "Eles hidratam, combatem os radicais livres e preservam o DNA da célula, evitando o envelhecimento precoce", explica a dermatologista Monica Aribi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário