Uma maquiagem bem feita pode beneficiar não só a autoestima de uma mulher. Segundo uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Boston, profissionais adeptas do batom e da sombra transmitem mais competência que as de cara lavada. Um look bem feito aumenta também a confiabilidade da profisisonal.
O estudo, encomendado pela empresa Procter & Gamble – que vende cosméticos de marcas como Covergirl e Dolce & Gabbana -, analisou fotos de 25 mulheres com três opções de maquiagem: "natural", "profissional" e "glamurosa". Elas foram consideradas mais competetentes nas imagens em que estavam com olhos mais marcados e boca pintada. No total, 268 homens e mulheres compartilharam impressões sobre as fotos para chegar ao veredito.
O estudo, encomendado pela empresa Procter & Gamble – que vende cosméticos de marcas como Covergirl e Dolce & Gabbana -, analisou fotos de 25 mulheres com três opções de maquiagem: "natural", "profissional" e "glamurosa". Elas foram consideradas mais competetentes nas imagens em que estavam com olhos mais marcados e boca pintada. No total, 268 homens e mulheres compartilharam impressões sobre as fotos para chegar ao veredito.
Richard Russel, professor de psicologia da Gettyburg College, se diz surpreso com o resultado positivo do look mais glamuroso. "Se eu chamar a atenção para uma mulher muito competente como, digamos, Hillary Clinton, eu não acho que ela esteja usando um monte de maquiagem. Mas como ela está sempre em destaque, pelo que eu sei deve estar com bastante maquiagem sim”, afirma.
Mas a maquiagem mais pesada não é unânime entre os avaliadores. Segundo um dos pesquisadores, Professor Etcoff, o look faz a mulher ficar muito atraente em um primeiro impacto, mas quando as pessoas ficaram olhando para ela por mais tempo relataram uma confiança menor na profissional.
Mas a maquiagem mais pesada não é unânime entre os avaliadores. Segundo um dos pesquisadores, Professor Etcoff, o look faz a mulher ficar muito atraente em um primeiro impacto, mas quando as pessoas ficaram olhando para ela por mais tempo relataram uma confiança menor na profissional.
"Há momentos em que você quer dar um ar de poderosa: 'eu estou no comando aqui’. E as mulheres não devem ter medo de fazer isso. Outras vezes, você quer passar uma imagem mais equilibrada, um apelo mais colaborativo.", diz Sarah Vickery, uma das autoras da pesquisa. Ela sugere tons mais leves e sem brilho para o ambiente profissional.
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